# Qual é a melhor maneira de limpar um entupimento?

Essa é uma pergunta muito comum, e não há uma resposta fácil e única. Existem diferentes tipos de entupimentos e várias maneiras de removê-los.

Escolher o método e a ferramenta corretos para o entupimento específico requer conhecimento e experiência.

Por esse motivo, é sempre uma boa ideia contratar uma empresa de
desentupidora qualificada para remover o entupimento, que persiste em ficar ou que continua a retornar no mesmo ralo.

Separamos algumas das melhores maneiras de limpar um ralo entupido em sua casa. Confira!

Evite problemas:

Você pode garantir que os canos do seu banheiro não tenha problemas, colocando água quente após tomar um banho ou escovar os dentes.

Assim, terá a garantia que a água quente dissolve os materiais solúveis que como sua pasta de dentes ou shampoo.

Se você possui cabelos mais longos, invista em um protetor de ralo, como uma tela, que pega cabelos mais compridos e, consequentemente descarte no lixo, em vez de derrubá-los nos canos onde eles podem se acumular e causar entupimentos.

Quando estiver na pia do banheiro, não lave os cabelos para o ralo.

Evite entupimentos no vaso sanitário:

Certifique-se de apenas lavar as coisas que deveriam ir para o banheiro.
Jogar fora: Cabelo, Unhas cortadas, Produtos de higiene feminina, Fio dental, Cotonetes com ponta de algodão.

Cozinha:

Se você possui um entupimento no ralo da cozinha, recomendamos usar água quente e sabão para afrouxar e corroer o entupimento.

Passe água extremamente quente pelo ralo para amolecer o entupimento, seguindo com detergente para dissolver o óleo.

Se o entupimento ainda não tiver se soltado, use um desentupidor de cozinha e tente colocar água quente e detergente no ralo novamente.

Você também pode tentar colocar uma mistura de espuma de partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre nos canos para fornecer uma maneira natural de se livrar de sujeiras, sem danificá-los.

Evite entupimentos no ralo da cozinha:

Você pode evitar entupimentos nos ralos da cozinha mantendo óleo longe dos canos.

O óleo pode descer pelo tubo quente e no estado líquido, mas solidificará em uma massa à medida que esfria, o que pode causar entupimentos.

É melhor colocá-lo em uma garrafa. Você também pode usar um filtro de malha de arame em cima do ralo da cozinha para manter os alimentos que causam entupimentos fora dos ralos.

Este é um trabalho para um profissional?

Como mencionamos na introdução, alguns bloqueios que ocorrem nos canos precisam ser removidos por uma empresa de desentupidora.

No entanto, um pequeno entupimento pode ser removido por qualquer pessoa, isso se tiver um pouco de conhecimento e não tiver medo de tentar.

A primeira coisa a mencionar é que uma empresa que presta serviços de desentupimentos, sempre realiza uma remoção manual de entupimento em um ralo.

Eles nunca usam produtos de limpeza químicos para lidar com um entupimento e você também não deve.

Muitos produtos comerciais de limpeza de ralos contêm produtos químicos cáusticos que podem prejudicá-lo se pousarem na pele, e danificar os tubos do encanamento.

Uma remoção manual de entupimento seguida de lavagem do ralo com água quente é a melhor maneira de desentupir qualquer ralo em sua casa.

Como devo remover o entupimento?

Se você conseguir ver o entupimento no ralo, atrás da tela da pia, poderá ter uma boa chance de removê-lo com os dedos ou com uma pinça.

Você pode tentar fazer isso através das lacunas segurando suavemente qualquer material disperso e puxando-o. Isso pode ter que ser repetido algumas vezes para limpar todos os detritos.

Se você precisar de um acesso melhor, poderá desaparafusar o ralo da pia
e usar o dedo ou um par de pinças mais longas, ou um pedaço de fio fino para remover o material com cuidado ou quebrar o entupimento.

Depois que o material for removido, enrosque novamente o ralo e coloque água quente por alguns minutos para remover as partes restantes do entupimento.

Posso utilizar um desentupidor doméstico?

Se o entupimento for um pouco mais persistente e você não conseguir alcançá-lo facilmente, talvez seja a hora de tentar o desentupidor doméstico.

Pode haver água suja na pia, mas isso não afetará o funcionamento do desentupidor.

Coloque o desentupidor sobre o orifício da pia e mova-o para cima e para baixo para criar sucção no tubo de drenagem para remover o entupimento.

Não seja muito vigoroso, pois você pode forçar o entupimento ainda mais no ralo, onde será mais difícil removê-lo manualmente.

Não se apresse e pare periodicamente para ver se a água suja está drenando ou se a água drena facilmente quando você abre a torneira.

Esse método funciona bem em muitos casos, mas leva um pouco de tempo e
esforço para ser eficaz.

Existem acessórios para auxiliar, e assim facilitar a remoção do entupimento.

A maioria deles estão disponíveis em lojas de ferragens. Alguns acessórios básicos são mais baratos e funciona como um excelente complemento para um kit de ferramentas doméstico.

Os modelos profissionais mais elaborados podem custar muito dinheiro e não são um bom investimento se você os utilizarem apenas em ocasiões muito raras.

Usando um Hydro Jet

Esta é uma ferramenta de encanamento profissional muito sofisticada usada para limpar entupimentos dos ralos, que são persistentes.

É uma mangueira de alta pressão que pode ser equipada com uma variedade de bicos para usar em diferentes tipos de ralos.

A mangueira é conectada ao suprimento de água através de uma máquina de pressurização que aumentará o nível de força fornecida pela água.

O hidrojato funciona forçando o entupimento e lavando-o no ralo.

Qualquer material no ralo, como cabelos, detritos, alimentos, gordura e até raízes de árvores no quintal, pode ser quebrado e forçado a sair do ralo.

O desentupidor verificará primeiro o tubo afetado para garantir que não haja danos que possam ser exacerbados pelo jato hidro.

Como essa é uma maneira muito vigorosa de remover um entupimento, é frequentemente usada como recurso final após a tentativa de outros métodos.

Mesmo que o tubo não seja comprometido, ele pode ser danificado por um hidrojato em raras ocasiões e nunca deve ser usado por um amador.